segunda-feira, 30 de novembro de 2009

LEI NATURAL


C.S Lewis é um cara que fala sobre isso. a Lei da Natureza Humana, o que é na verdade isso?
Concerteza você já ouviu alguém falar assim " me dê um pedaço do seu chocolate porque eu te dei do meu" ou "você pode me dar licença do banco, eu tava sentada ai"
Quando fazemos essa expressão ao outro não somente estamos dizendo o quanto nos desagrada, mais estamos apelando sobre uma atitude de que o outro já deveria conhecer.
É o outro não liga para "padrão de comportamento certo" tentando justificar sua postura diante da situação falando que "a situação era outra", "que não está errado".
Todos conhecem a lei moral, eles conhecem.. Caso contrário estariam brigando como "cão e gato" (em algumas vezes eu perdi a lei moral com a Fernanda)não discutindo, no sentido humano da palavra.Porque discutimos tanto? Para mostrar que o outro está errado não é? Não haveria motivo para mostrar isso de vocês se não tivessem consenso de certo e errado. Essa lei de certo e errado chama-se Lei Natural, Lei da Natureza Humana que é a criatura chamada "homem" que possui uma lei própria - com a grande diferença de que os corpos não são livres para escolher se vão obedecer à lei da gravitação ou não, ao passo que o homem pode escolher entre obedecer ou desobedecer à Lei da Natureza Humana.
Tem pessoas que não acreditam em certo e errado, mais ao verem em uma situação de falarem "isso não é justo" mudam de opinião porque se certo ou errado não existe, tanto faz ser justo ou injusto não é verdade?
Lei natural é uma lei de dignidade de comportamento que a todo tempo não cumprimos quando alteramos a voz com alguém , quando deixamos de cumprir uma promessa, é quando não cumprimos que caímos "na real" e nossa mente se entorpece de desculpas.. Que nos comprova que acreditamos na lei moral porque agimos conforme ela.
Os seres humanos, em todas as regiões da Terra, possuem a singular noção de que devem comportar-se de certa maneira, e, por mais que tentem, não conseguem se livrar dessa noção. Na prática não se comportam dessa maneira. Os homens conhecem a Lei Natural e transgridem-na. Esses dois fatos são o fundamento de todo pensamento claro a respeito de nós mesmos e do universo em que vivemos.
(Ideias tiradas do livro "Cristianismo puro e simples"-Cs Lewis)
Postado por Daiane Landim.

Nenhum comentário:

Postar um comentário